terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cartas de Mário de Sá-Carneiro a Fernando Pessoa

Há precisamente 98 anos, no dia 16 de Novembro de 1912, escrevia Sá-Carneiro de Paris:

Não tenho de forma alguma passado feliz nesta terra ideal. Tenho mesmo vivido ultimamente alguns dos dias piores da minha vida. Porquê? indagará você. Por coisa alguma - é a minha resposta Ou antes: por mil pequeninas coisas que somam um total horrível e desolador. Olho para trás, e os tempos a que eu chamei desventurados, afiguram-se-me hoje áureos, suaves e benéficos. Diante de mim, a estrada vai pouco a pouco estreitando-se, emaranhando-se, perdendo o arvoredo frondoso que a abrigava do sol e do vento. E eu cada vez mais me convenço de que não saberei resistir ao temporal desfeito - à Vida, em suma, onde nunca terei lugar.

Tão triste. Tão Sá-Carneiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário