domingo, 27 de fevereiro de 2011

actualizando leituras

Esta semana o reader acumulou novas entradas a um ritmo impressionante. Os blogs que sigo regularmente transferiram a emissão para a Póvoa do Varzim e sucederam-se as noticias de encontros, leituras, prémios, naquela que é já tida como a maior festa dos livros em território nacional.

Da semana das Correntes destaco
- A atribuição do prémio literário Casino da Póvoa a Pedro Tamen com O Livro do Sapateiro - para ler aqui e ficar a par de uma boa notícia aqui
- A distinção da Ahab Edições com o Prémio Especial Editora Revelação, “pela selecção criteriosa de títulos associada à extraordinária qualidade editorial e gráfica de tudo o que publica” (via Jornal Público). Não poderia estar mais de acordo com a escolha.
- O acompanhamento bem humorado de Ricardo Duarte do dia-a-dia nas Correntes em A volta do parafuso - minuto a minuto, as notícias e fotografias sucediam-se; nalguns casos foi bom associar nomes que já nos eram familiares a rostos que até aqui desconhecíamos;
- Os inúmeros lançamentos de livros, a fazer crer que a edição em Portugal está de boa saúde, apesar das ameaças de uma crise que teima em não sair do centro da actualidade.

Um destaque menos positivo para a crítica de Rui Lagartinho ao romance de estreia (ou quase) de Paulo Ferreira, Onde a Vida se Perde. Não me revejo neste tipo de crítica destrutiva e em alturas como esta gosto de revisitar Eduardo Lourenço e reaprender com ele: "O acto crítico autêntico é um contínuo acto de amor (...) e não um exercício de suspeição fundado sobre o «não-ser» da Obra" (Tempo e Poesia, Gradiva)

Sem comentários:

Enviar um comentário